Jorge Vitório Pereira é plenarista no MCA 2025, em Miami

O diretor-adjunto do IMPA, Jorge Vitório Pereira, é um dos plenaristas do Congresso Matemático das Américas 2025 (MCA), que teve início nesta segunda-feira (21) e vai até sexta-feira (25) em Miami, nos Estados Unidos. O evento é uma das iniciativas do Conselho de Matemática das Américas (MCofA), rede que reúne instituições de pesquisa sediadas nas Américas para promover o desenvolvimento da matemática no continente.
Iniciado em 2013 e em sua quarta edição, o Congresso procura destacar internacionalmente a excelência das conquistas matemáticas na América e promove colaborações entre pesquisadores, estudantes, instituições e sociedades matemáticas nas Américas. A edição de 2025 é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA) – Universidade de Miami, nos Estados Unidos.
Nesta terça-feira (22), o diretor-adjunto do IMPA fará a palestra “Foliations with trivial canonical class” (Folheações com Classe Canônica Trivial). Com foco nos resultados, a palestra promoverá uma revisão dos desenvolvimentos das últimas quatro décadas na área. Também serão discutidas conexões com outras áreas da geometria complexa, incluindo a conjectura de Beauville sobre a decomponibilidade de coberturas universais de variedades compactas de Kähler e a teoria das estruturas de Poisson holomórficas.
“É uma honra dar uma plenária em um congresso com a envergadura do MCA. Trata-se de um reconhecimento da área de pesquisa em que venho atuando ao longo de toda a minha carreira: teoria das folheações com métodos da geometria algébrica. Discutirei os avanços no estudo das folheações com classe canônica trivial que ocorreram nas últimas décadas. Trata-se de uma classe de folheações particularmente relevante tendo vista a relação com a geometria de Poisson e seu caráter singular na geometria birracional das folheações”, contou Pereira.
Além do pesquisador do IMPA, o corpo de plenaristas é composto por Alexei Borodin (Instituto de Tecnologia de Massachusetts); June Huh (Universidade de Princeton); Melanie Matchett Wood (Harvard); Maciej Zworski (Universidade da Califórnia, Berkeley). A programação conta ainda com outros vinte palestrantes convidados de institutos de pesquisa diversos, como Universidade de Toronto, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Com a edição de 2025, o IMPA marca a sua participação em todos os Congressos desde 2013. No primeiro ano de evento, o pesquisador-extraordinário do IMPA e professor do Instituto de Matemática da Universidade de Zurique Artur Avila foi um dos plenaristas convidados, enquanto Marcelo Viana, diretor-geral do instituto, participou do comitê de direção do evento. Os pesquisadores Robert Morris e Carlos Gustavo Moreira participaram em 2017, e a pesquisadora Carolina Araujo esteve na última edição do evento, em 2021.
Leia também: Workshop em Dinâmica e Geometria celebra 20 anos