Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

35º CBM reúne expoentes para debater avanços científicos

O IMPA realiza de 28 de julho a 1º de agosto a 35ª edição do Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), o maior e mais abrangente encontro científico da área no país. O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de grande destaque internacional, para debater os avanços em pesquisa Matemática em áreas, como Sistemas Dinâmicos, Geometria Algébrica e Equações Diferenciais Parciais. Temas como importância da matemática para o setor produtivo, olimpíadas de matemática, realidade virtual de games e o uso da inteligência artificial multimodal também terão espaço na programação. A edição deste ano será marcada ainda por uma homenagem especial a Jacob Palis – uma das maiores referências da matemática brasileira, falecido em maio. 

O 35º CBM contará com a participação de cinco plenaristas internacionais: a pesquisadora da Universidade da Califórnia em Berkeley, Svetlana Jitomirskaya, que trabalhou ao lado de Artur Avila, pesquisador extraordinário do IMPA e ganhador da medalha Fields em 2014. Juntos, eles resolveram o famoso ‘problema dos dez martinis”; Gigliola Staffilani, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e integrante do grupo de pesquisa conhecido como “I-team”, focado em estudos  de equações diferenciais parciais não lineares dispersivas, que inclui matemáticos como Terence Tao – medalhista Fields de 2006; José Seade, da National University of Mexico, que discutirá a geometria e a dinâmica de subgrupos discretos do grupo de automorfismos do plano projetivo; Jelani Nelson, da Universidade da Califórnia em  Berkeley, que se destaca por suas pesquisas em algoritmos voltados para conjuntos de dados massivos e Marco Gualtieri, da University of Toronto, referência em geometria diferencial com trabalhos fundamentais em geometria complexa generalizada. Acesse aqui a programação do evento. 

“A cada edição, o Colóquio consolida a sua tradição como o evento agregador e focalizador da comunidade matemática brasileira, em todas as suas dimensões, inclusive a vertente internacional”, afirma o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Mesa-redonda “O valor da Matemática fora da Academia”

Outro destaque da programação é a mesa-redonda “O Valor da Matemática Fora da Academia: Discussão sobre a Presença de Matemáticos nas Empresas e a Interação Academia-Indústria”, que debaterá a atuação de matemáticos em empresas e a cooperação entre a universidade e o setor produtivo. Participam do debate João Carabetta, diretor de Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, Gustavo Nonato (USP-São Carlos) e Pedro Peixoto (USP) e Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

O evento contará ainda com uma série de sessões temáticas. Entre elas, 14 apresentações na área de Computação Visual, coordenadas pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), com foco em visão computacional, computação gráfica e inteligência artificial. Entre os convidados estão André Araújo, da Google DeepMind, que abordará assuntos que permeiam o uso do Gemini e do ChatGPT, como o uso da inteligência artificial multimodal, e Steban Clua, pesquisador da UFF, que vai apresentar as principais estratégias para melhorar a renderização de jogos de realidade mista e virtual. Já Leo Ribeiro, pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, abordará o uso da IA no combate ao abuso sexual infantil. O projeto desenvolve soluções para detecção automática de materiais com este tipo de conteúdo. Consulte aqui os demais participantes.

Realizado desde 1957, o CBM reúne, a cada dois anos, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação de todo o país e também do exterior. Ao todo, o 35º CBM oferecerá cinco palestras plenárias internacionais; três palestras de divulgação, seis cursos avançados; cinco cursos introdutórios e também 21 sessões temáticas com foco em áreas como Álgebra Linear, Combinatória, EDPs, Sistemas Dinâmicos, Biomatemática, Folheações Holomorfas e Computação Gráfica. 

“O Colóquio é um espaço único para troca de ideias e fortalecimento da pesquisa matemática no Brasil. A cada edição, reunimos o que há de mais inovador e inspirador na área”, afirma Jorge Vitório Pereira, coordenador científico do evento e diretor-adjunto do IMPA. 

35º CBM será em homenagem a Jacob Palis

A edição deste ano também será marcada por uma homenagem especial a Jacob Palis, pesquisador emérito do IMPA e um dos maiores nomes da matemática brasileira, falecido em maio, aos 85 anos. Referência internacional em Sistemas Dinâmicos, Palis foi diretor-geral do IMPA, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro de dez Academias Nacionais de Ciências e doutor Honoris Causa de nove universidades no Brasil. 

Como parte da homenagem, Viana fará uma palestra em 30 de julho, relembrando a importância do matemático para a ciência. No mesmo dia, Artur Avila, medalhista Fields 2014, Helena Nader, presidente da ABC e o físico Luiz Davidovich, professor emérito da UFRJ e ex-presidente da ABC, participam de uma mesa-redonda sobre o legado do pesquisador.

Leia também: ‘CBM desempenha papel vital no avanço de pesquisas’, diz Svetlana

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.