Interdisciplinaridade marca primeiro ‘Fourier Analysis & Beyond I’

A primeira edição do workshop “Fourier Analysis & Beyond I” reúne, até sexta-feira (4), no IMPA, pesquisadores para apresentarem suas contribuições recentes na área de Análise de Fourier e tópicos correlatos. O evento começou na segunda-feira (30) e conta com mais de 60 participantes.
O workshop destaca o potencial de interdisciplinaridade no campo da Análise de Fournier. “A Análise de Fourier nasceu de questões na teoria de equações diferenciais, mas cresceu e se tornou um campo de pesquisa por si só, com importantes aplicações em áreas como teoria dos números, probabilidade, física matemática e ciência da computação”, explica o pesquisador do IMPA Felipe Gonçalves.
Gonçalves, que divide a organização do workshop com os pesquisadores Emanuel Carneiro, do Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica, na Itália, e Mateus Sousa, do Centro Basco de Matemática Aplicada, na Espanha, espera que o workshop se consolide no calendário de eventos.
“O workshop reúne especialistas na interface entre a Análise de Fourier e outras áreas, e esperamos tanto apresentar à comunidade jovem alguns dos desenvolvimentos recentes quanto estimular novas direções de pesquisa. Estamos muito felizes com a dinâmica do evento até agora e esperamos que esta seja a primeira de muitas edições”, afirma Gonçalves.
Para a aluna de mestrado do IMPA Lada Dudnikova, o evento é uma oportunidade de intercâmbio científico, além de ampliar sua visão sobre geometria, área de interesse. “Descobri que vários alunos do IMPA, que foram alunos do instituto em 2019, 2020, são contribuidores deste evento. O professor Emanuel Carneiro, que já foi aluno do instituto, é muito reconhecido na área, por exemplo. Então, fiquei super interessada por esse ser também um ponto de encontro para as pessoas. Cheguei já conhecendo várias pessoas. Para mim, está sendo um evento importante academicamente e socialmente.”
André Pedroso Kowacs deixou a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – onde concluiu o doutorado recentemente – para participar do workshop e visitar o IMPA pela primeira vez. “Sempre quis conhecer o IMPA e estou gostando muito daqui, é bem legal. Sou da área de Análise de Equações Diferenciais Parciais (EDPs), trabalho um pouco com Análise de Fourier. É uma área que me interessa bastante, então está sendo bem importante ver uns temas um pouco diferentes, mas ainda relacionados à área”, contou.
Já Luis Salge, professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), está no IMPA pela segunda vez para participar do workshop. No início de 2024, o matemático participou do Pós-Doutorado de Verão – que está com inscrições abertas até 31 de outubro.
“Conheci o evento pela indicação de um colaborador e decidi participar. As áreas em que eu atuo envolvem muito de Análise de Fourier, então me interessei pelo workshop”, disse.
Leia também: Na Folha, Viana fala sobre os conjuntos infinitos de Cantor