Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Marcelo Viana recebe Prêmio Planeta Rio 2024

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, foi condecorado com o Prêmio Planeta Rio 2024, na categoria divulgação científica, na última sexta-feira (22). A premiação é uma iniciativa da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e fez parte da celebração do 54º aniversário da instituição. O PlanetáRio destacou os esforços de Viana para a divulgação da ciência, por meio da popularização da matemática. 

“É muito bacana receber essa distinção do PlanetáRio, uma das instalações de popularização da ciência mais charmosas e bonitas de que o Rio de Janeiro dispõe. Mais que uma distinção, esse é um reconhecimento do trabalho que o IMPA faz para popularizar a matemática, aproximar a matemática da sociedade, das nossas crianças, das nossas famílias”, disse Viana. 

Leia mais: Henrique Bursztyn é agraciado com Prêmio TWAS 2026
Riscos e inovação por trás da personificação da IA
IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

Em uma cerimônia realizada para a entrega do prêmio, o diretor-geral do IMPA reafirmou o compromisso com a divulgação científica através do instituto. “É uma honra receber esse prêmio do PlanetáRio, uma instituição pela qual eu tenho um carinho enorme, é um dos equipamentos de divulgação de ciência mais queridos dessa cidade. Tenho muita consciência da importância que tem fazermos a divulgação da ciência e especialmente de uma ciência que é particularmente difícil de divulgar como a matemática”.

Viana também comentou a importância da relação entre astronomia e a matemática. Ele destacou que há uma enorme proximidade entre os dois campos, considerando que muitos avanços matemáticos se deram pela necessidade de investigação do comportamento dos astros. 

“Esse é um momento muito especial para mim por duas razões. Primeiro porque estamos na Catedral da astronomia e astronomia é, para mim, talvez a via mais prazerosa para tomar conhecimento da matemática. Muito da matemática cresceu, foi criada, foi descoberta pelo esforço humano para entender o cosmos à sua volta. Então, é ainda hoje uma das melhores vias para mostrar a matemática para a nossa garotada”. 

Em segundo lugar, Viana celebrou a parceria de sucesso com o PlanetáRio, que, segundo ele, está alinhado com o IMPA para aproximar a sociedade da ciência. Atualmente, o IMPA e o PlanetáRio mantêm um convênio de colaboração que permitiu, por exemplo, visitas dos estudantes do IMPA Tech e das participantes do Meninas Olímpicas do IMPA (MOI) ao espaço.

Dessa parceria resultou também a participação do PlanetáRio durante a 3ª edição do Festival Nacional da Matemática, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O PlanetáRio proporcionou experiências de observação do Sol pelo telescópio. 

O PlanetáRio

Fundado em 19 de novembro de 1970, o PlanetáRio comemorou o seu 54º aniversário em um evento de três dias, de 22 a 24 de novembro. A programação foi diversa e contou com rodas de conversa, palestras e o Tack Festival — que incluiu shows, música e cinema a céu aberto. 

A exposição “Cosmologias e Cosmopolíticas Afropindorâmicas”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também fez parte da programação. A mostra destacou a relação dos povos indígenas e da África com os temas do universo e do cosmos. 

Já o Prêmio Planeta Rio 2024 condecorou, além de Marcelo Viana, representantes de outras duas categorias: cultura e educação. A poetisa e professora carioca Sônia Rosa ficou com a distinção na categoria Cultura. Já a distinção em Educação ficou para membros das escolas Municipal Roberto Coelho, em Santa Cruz, campeã do Ideb do município, e a Estadual Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, considerada a sétima melhor escola pública de Ensino Fundamental (anos finais) do estado do Rio.  

Durante a premiação, representantes do PlanetáRio falaram sobre o intenso trabalho na área da ciência, cultura e educação que vem sendo desenvolvido pela instituição, com foco na democratização de acesso e fomento à cultura. “Olhe para o céu” foi uma das iniciativas citadas. O projeto existe desde 2015 e convida o público a enviar astrofotografias para uma seleção organizada pelo PlanetáRio. 

Renan Uccelli, presidente do PlanetáRio, lembrou a visita da Mae Jemison, a primeira astronauta negra a ir para o espaço,  à instituição, e do cosmonauta russo Ivan Vagner. “Através dessas experiências, o planetário permanece como parte afetiva da memória dos cariocas, mas sabemos também dos desafios que a gente tem para cumprir daqui para frente e buscamos garantir o espaço e o acesso ao PlanetáRio”.

Leia também: Centro Pi usa redes neurais para localizar petróleo no mar
No Valor, Diniz cita matemática como forma de sobrevivência

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.