Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Viana assume Cátedra Otavio Frias Filho em 6 de novembro

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, assume em 6 de novembro a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em 2021 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a Folha de S.Paulo. O evento será realizado no auditório do jornal, em São Paulo, às 14h.  

No encontro, Viana também dará início ao ciclo de palestras 2024-2025 com o tema “Quanto vale a matemática para o Brasil?”. Ele vai abordar o papel crucial da área para o desenvolvimento econômico e a geração de riqueza no país. Até 2025, o diretor-geral do IMPA será o responsável pela organização de demais palestras  da cátedra, que neste ano tem como tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”. 

“A ênfase deste ciclo de palestras da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade estará na ciência como motor de desenvolvimento econômico e social. Inicialmente, na primeira palestra focarei o papel da matemática, que é transversal a toda essa problemática”, afirmou Viana, que ajudará ainda a organizar um livro com artigos de pesquisadores selecionados. 

O diretor-geral do IMPA sucede a bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora associada da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e também colunista da Folha de S.Paulo. Com a cientista à frente, a cátedra teve o tema “Ciência, Comunicação e Futuro”.

Autor do livro recém-lançado “Histórias da Matemática – Da contagem nos dedos à Inteligência Artificial”, Viana é ganhador do Grande Prêmio Científico Louis D., uma das principais honrarias da ciência, que reconheceu avanços feitos por ele na área de sistemas dinâmicos. O diretor-geral do IMPA é ainda colunista da Folha de S.Paulo, espaço que usa para desmistificar a matemática para o público-geral. 

Cátedra

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade foi lançada, em 2021, como parte das comemorações pelos 100 anos do jornal Folha de São Paulo e homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que dirigiu a redação do jornal até sua morte. A iniciativa tem como objetivo promover pesquisas e disseminar conhecimento sobre o papel da comunicação para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.