Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Artigo de opinião no Globo: ‘Ciência não é moeda de troca’

A possibilidade de exoneração do presidente da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), o médico Jerson Lima Silva, tem gerado indignação na comunidade científica. No artigo “Ciência não é moeda de troca” publicado nesta quarta-feira (30) no jornal O Globo, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, afirmaram que a decisão ocorre “a fim de atender a interesses meramente partidários”. 

“Sentimo-nos, por isso, no dever de alertar as sociedades fluminense e brasileira sobre a importância de preservar um patrimônio construído laboriosamente em benefício do estado e do país”, destacaram os cientistas.

Leia mais: Verão está com inscrições abertas para bolsa de estudo
Na Folha, Viana discute o problema isoperimétrico
IMPA lança edital do processo seletivo 2025 do IMPA Tech

No texto, Nader e Ribeiro explicaram ainda a importância de a Ciência ficar acima de controvérsias partidárias. “Antes de mais nada, sabem, ou devem saber, os governantes que a pesquisa científica não é realizada para o bem dos cientistas, mas de toda a sociedade. A economia atual depende cada vez mais do conhecimento rigoroso, gestado em laboratórios e grupos de pesquisa. Por isso o investimento na ciência — tal como realizado pelas fundações de amparo à pesquisa nos vários estados — é elemento precioso para o futuro das populações, tanto para a produtividade econômica quanto para as boas políticas sociais. Por isso mesmo, lá onde o crescimento é maior, a ciência fica acima das controvérsias partidárias, como se vê nos casos de Estados Unidos e China.”
Leia aqui o artigo completo.

Além do posicionamento da ABC e da SBPC, diversas entidades científicas e pesquisadores se manifestaram. Na internet, uma petição pública, que pede a permanência de Lima no cargo, já conta com 24,1 mil assinaturas. 

Faperj

A Faperj foi criada em 1980, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,  para fomentar ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro. A fundação concede bolsas e auxílios para pesquisadores e instituições para estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 9 mil bolsistas pesquisadores de instituições federais, estaduais e privadas estão ligados à Faperj.

Leia mais: Inscrições abertas para o Pós-doutorado Verão 2025
IMPA faz Workshop sobre Teoria Analítica dos Números

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.