Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Festival da Matemática bate recorde de público na 3ª edição

A 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat) bateu recorde de público neste ano e reuniu 20 mil pessoas na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado em 5, 6 e 7 de setembro e nos dois primeiros dias contou com a participação de mais de 460 escolas públicas e privadas. Consolidado no calendário de eventos da cidade, o FestMat passa a ser realizado a cada dois anos.

“O Festival não é um momento para aprender matemática, não é esse o objetivo, o Festival é um momento para se encantar com a matemática, para se divertir e, permitir que  aqueles que tenham uma relação difícil com a disciplina desconstruam essa relação. É uma festa, um evento de diversão e entretenimento”, afirmou Marcelo Viana,  diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que promove o Festival desde 2017.

Leia mais: ‘Divertido e inovador’, dizem participantes do FestMat no Rio
Os games vão muito além da tecnologia e programação
Criptografia e realidade virtual marcam 1º dia de FestMat

Com o tema “Matemática é Inovação”, o evento mostra que a disciplina, tão temida, está no nosso dia a dia e é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. “A matemática por vezes parece vilã dos alunos, mas é apresentada aqui de forma muito legal. Foi isso que o Festival prometeu e cumpriu muito bem,” disse João Pedro Ferreira, de 12 anos, participante do evento.

Newton Ribeiro, professor de matemática da rede municipal de ensino de Arraial do Cabo, encarou 165 Km e trouxe para o FestMat 40 estudantes do CIEP 147. “Como professor, avalio que o evento é muito legal, tem muita inovação e novidades que podemos aplicar em sala de aula, como a associação do conhecimento com jogos. Foi fantástico para os alunos, valeu a pena vir de longe.”

Sucesso nesta edição, o futebol de robôs humanoides do IME (Instituto Militar de Engenharia) ganhou o coração dos alunos que vibraram com as partidas entre as equipes azul e vermelha. “Os robôs são compostos por vários sensores. Eles têm câmeras na boca e na testa. “A partida é uma forma lúdica da gente praticar a aplicação da  matemática em si porque os algoritmos de visão computacional, inteligência artificial, todos eles são necessários para tomar a decisão do robô na hora do jogo”, explicou Julio César Santana da Rosa Filho, estudante de mestrado do IME. 

A atração mais tradicional do FestMat, a bicicleta de roda quadrada, seguiu intrigando e divertindo os visitantes. A atividade é fruto da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) SESI, que nesta edição também participou com a unidade móvel Firjan SESI Matemática.

Logo na entrada do FestMat, a visita virtual ao Egito Antigo chamou a atenção do público e foi a experiência com mais fila durante o evento. O espaço Espaço de Realidade Expandida Space-XR, comandado pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), em parceria com Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT, transportou os participantes à tumba de Neferhotep, faraó egípcio que viveu há aproximadamente 3300 anos. “Trabalhamos em conjunto e desenvolvemos um vídeo 360° em formato documental. Buscamos mostrar como o trabalho de escavação funciona no local”, afirmou Bernardo Alevato, designer do Visgraf.

O evento contou ainda com o Atelier 3D, onde foi possível dar vida aos desenhos; escape room virtual, que propôs a resolução de problemas de raciocínio lógico em ambientes desafiadores; atividade musical que convidou o público a manipular frações, BPM e frequências para criar novas melodias, entre outras atrações Ao todo, foram oferecidas  20 experiências interativas, 22 palestras e 12 mesas-redondas, além da peça de teatro “Os Números e a Vida”, do Coletivo Comum, e o show-palestra “Matemática Aplicada ao Pandeiro”.

Leia também: ‘Retorno social é importante’, diz Ganacim, cientista do IMPA
IMPA Tech leva inovação ao Festival da Matemática

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.