Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Folha: ‘Adelardo de Bath, pioneiro da ciência europeia’

Bath, na Inglaterra

Redução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

O inglês Adelardo de Bath fornece um ótimo exemplo de trajetória de um matemático e cientista na Idade Média europeia. Segundo o próprio testemunho, nasceu na cidade de Bath, no sudoeste da Inglaterra. Acredita-se que tenha sido por volta de 1080.

O nome é de origem anglo-saxônica. Ora, apenas alguns anos antes, o país tinha sido conquistado pelos normandos do rei William 1º, que ocuparam as posições de privilégio, relegando os anglo-saxões às camadas inferiores da sociedade inglesa. É plausível, portanto, que uma educação de qualidade estivesse fora do seu alcance.

A solução foi emigrar, ao final do século 11, para a cidade francesa de Tours, onde estudou astronomia e matemática. Após alguns anos na França, por volta de 1109 partiu numa longa viagem que o levaria a Itália, Espanha, Sicília, Grécia e Palestina. Nesse período, aprendeu árabe, o que lhe deu acesso à rica literatura científica nessa língua.

Leia mais: Provas da Olimpíada Mirim são aplicadas nesta terça-feira (27)
Superinteressante e Fantástico ganham Prêmio IMPA 2024
‘Ninguém deveria sentir orgulho por não saber matemática’

Em 1126, regressou ao Ocidente, trazendo consigo diversos textos antigos e a vontade de disseminar o conhecimento adquirido. Foi um dos primeiros a introduzir na Europa o sistema de numeração posicional hindu-árabe que utilizamos até hoje.

É dele também a mais antiga tradução dos “Elementos”, de Euclides, para o latim —curiosamente, feita a partir da tradução árabe, já que o original grego se perdeu. Publicada em Veneza em 1492, após a invenção da imprensa, tornou-se um dos principais textos de ensino da matemática na Europa.

A par de várias outras traduções, Adelardo também deixou vários textos originais. “Regulae abaci” (“Regras do ábaco”, em latim) é um tratado sobre o uso do ábaco. Está recheado de exemplos sobre cálculos monetários que levaram alguns historiadores a conjecturar que Adelardo estaria ligado ao Exchequer, a autoridade financeira da Inglaterra da época.

Se for verdade, significaria que àquela altura já se havia alçado a uma posição importante na sociedade. Isso ajudaria a explicar por que razão, em 1130, foi dispensado do pagamento de uma “multa de assassinato” no condado de Wiltshire. Tratava-se de uma punição financeira aplicada a todos os cidadãos sempre que um normando era assassinado na região.

Para ler o texto na íntegra, acesse o site do jornal.

Leia também: Programação do FestMat une tecnologia e inovação
Viana é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho na USP

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.