Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Viana é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho na USP

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, é o novo titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em 2021 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a Folha. A cátedra foi lançada como parte das comemorações pelos 100 anos da Folha e homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que dirigiu a redação do jornal até sua morte

Viana será o responsável pela organização de palestras  da cátedra, que terá como tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”. Ele ajudará ainda a organizar um livro com artigos de pesquisadores selecionados. 

Leia mais: ‘As olimpíadas de matemática me levaram até o IMPA’, diz Avila
Workshop EDP não linear: um evento de gerações
Centro Pi seleciona bolsista de pós-doutorado

À Folha, Viana disse que ficou honrado com o convite. “Vi a oportunidade de chegar a um público diferente daquele que alcanço”, afirmou ao jornal. “Minha ideia é trabalhar a cadeia entre pesquisa e a aplicação dela na prática, não só nos processos produtivos, mas também na administração pública. Inevitavelmente, vou dar ênfase maior à matemática, pelo meu viés pessoal, mas a intenção é trabalhar as formas de transferência do conhecimento”, concluiu. Leia aqui a reportagem completa. 

Autor do livro recém-lançado “Histórias da Matemática – Da contagem nos dedos à Inteligência Artificial”, Viana é ganhador do Grande Prêmio Científico Louis D., uma das principais honrarias da ciência, que reconheceu avanços feitos por ele na área de sistemas dinâmicos. O diretor-geral do IMPA é ainda colunista da Folha de S.Paulo, espaço que usa para desmistificar a matemática para o público-geral. 

Para a Folha de S.Paulo, o professor André Chaves de Melo, coordenador acadêmico da cátedra, disse que a atuação de Viana na comunicação foi um dos fatores que influenciaram a escolha para ser o novo titular da cátedra. “Além de ser um grande matemático, ele é um desses cientistas que percebem a ciência não como algo isolado, mas algo com relação com o bem-estar social e a melhora da sociedade, algo que precisa estar perto da população e se fazer compreender”, afirmou Melo. 

Segundo o diretor de redação da Folha, Sérgio Dávila, “Marcelo é um matemático brilhante, um gestor competente e criativo no Impa e um colunista que em seus textos consegue transmitir para milhões de leitores não familiarizados o encantamento que move essa disciplina milenar”.

Viana sucede a bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora associada da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e também colunista do jornal. Com a cientista à frente, a cátedra teve o tema “Ciência, Comunicação e Futuro”.

Leia também: Viana debate tecnologia e inovação no Rio Innovation
Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.