Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Divulgada lista de classificados para 2ª fase da 19ª OBMEP

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta sexta-feira (2) a lista preliminar de classificados para a segunda fase da 19ª edição. Mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a prova em 19 de outubro, às 14h30 (horário de Brasília). Para conferir os alunos selecionados, acesse o site da OBMEP neste link. A divulgação dos locais de prova será em 2 de setembro.

Em sua 19ª edição, mais de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do país participaram da prova da primeira fase, em junho. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou, neste ano, uma cobertura recorde na realização da prova: 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 56,5 mil escolas participantes.

Leia mais: ‘Matemática pode ser motor de futuro mais próspero’, diz Viana
Na Folha, Viana relaciona matemática e natação olímpica
IA nas Olimpíadas: tecnologia e inovação em Paris

Neste ano, a OBMEP irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de escolas públicas e privadas são premiados separadamente. Para estimular cada vez mais a participação dos jovens, a Olimpíada também também oferece uma premiação estadual que leva em consideração o desempenho por unidade da federação. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. 

Estudantes premiados com medalhas nacionais terão direito a integrar o PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas que integram o projeto.

Sobre a OBMEP

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes de todo o país. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Leia também: IMPA vai oferecer 30 bolsas de estudo para alunos do NES
Cubo Mágico completa 50 anos neste mês

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.