Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Francisco Ganacim é o novo cientista de projetos do IMPA

Doutor e mestre pelo IMPA, o paranaense Francisco Ganacim retornou ao instituto, após oito anos, para assumir uma vaga de cientista de projetos do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA). 

Pós-graduado em computação gráfica no Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), o matemático chegou ao instituto em fevereiro deste ano e atualmente se dedica à preparação de um novo curso, na área de inteligência artificial, para ser oferecido no IMPA em 2025. Além disso, Ganacim está dedicado a um projeto que visa o desenvolvimento de um algoritmo capaz de automatizar a detecção de desmatamento na Floresta Amazônica, através do uso de tecnologia de redes neurais. O trabalho é realizado em parceria com a ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que analisou imagens com e sem desmatamento, obtidas do Projeto Copernicus através do Google, para treinamento dos modelos.

Leia mais: ‘OBMEP foi meu ponto de partida’, diz estudante
Folha: ‘Os limites da matemática computacional’
Workshop ‘Corpos Finitos’ começa nesta segunda-feira (8)

No centro Pi tentamos sempre conciliar a pesquisa aplicada às necessidades dos nossos parceiros com a pesquisa de impacto nas áreas relacionadas aos projetos. Além da entrega dos resultados, que em geral são algoritmos, buscamos também publicar artigos em boas revistas científicas e/ou conferências. Além disso, estamos prospectando novos projetos, sempre pesquisando na área de inteligência artificial. Acho que todas as pesquisas do Centro Pi têm um denominador comum que é o machine learning e o deep learning, que é uma versão mais atual, ou seja, envolve modelos maiores e mais profundos. É uma área que se desenvolve muito rápido e estamos sempre trabalhando em novas ferramentas”, explicou. 

Natural de Curitiba (PR), Ganacim concluiu o doutorado em 2015 e logo em seguida assumiu um cargo de professor na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), onde permaneceu por oito anos. Na instituição, ele teve a oportunidade de desenvolver importantes projetos aplicados para a indústria. Com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), o matemático trabalhou na automatização do processo de inspeção termográfica de subestações de distribuição de energia elétrica. Para a Petrobras, ele empreendeu técnicas de aprendizado de máquina e aprendizado estatístico à análise de dados sísmicos. O pesquisador também atuou em um grande projeto de física de partículas, o Dune – programa que estuda as interações de neutrinos. Para Ganacim, a participação nos projetos aplicados foi determinante para ele migrar de vez da docência para a matemática aplicada.  Segundo ele, a experiência adquirida no Visgraf, durante o mestrado e o doutorado, foi fundamental para o desenvolvimento dos projetos na UTFPR e para o retorno dele ao IMPA. 

“Na minha época no Visgraf, trabalhava muito com GPUs e meu doutorado tinha relação com programação paralela, que é a base de hoje para treinar modelos de inteligência artificial e machine learning. Se não tivesse essa experiência do Visgraf, dificilmente teria concluído trabalhos anteriores de matemática aplicada e chegado hoje ao Centro Pi”, avalia. 

Antes de retornar ao Jardim Botânico, o matemático integrou ainda por um ano a equipe do Tecgraf da PUC-Rio, um instituto que desenvolve sistemas computacionais técnico-científicos para responder aos desafios tecnológicos do setor industrial. 

Graduado em matemática pela Universidade do Paraná (UFPR), Ganacim concluiu o doutorado no IMPA em 2015 com a pesquisa A fully-parallel pipeline for high-quality rendering of vector graphics illustrations” e o mestrado com o título “Visualização de Superfícies Implícitas com Traçado de Raios na GPU”. Os trabalhos contaram com a orientação dos pesquisadores do IMPA Diego Fernandes Nehab e Luiz Henrique de Figueiredo, respectivamente.  

Leia também: Pesquisador do IMPA vai ser apoiado pelo Serrapilheira
Aluna do IMPA Tech tem 46 medalhas em olimpíadas

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.