Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Brasil conquista 1 medalha de prata e 3 de bronze na 13ª EGMO

A equipe brasileira garantiu uma medalha de prata e três de bronze na 13ª edição da Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês) e ficou na 22ª colocação no ranking geral da competição. A delegação que representa o Brasil é formada por quatro estudantes. Todas foram premiadas na disputa, que começou dia 11 e se estende até o dia 17, na Geórgia. Isabela Ruthner Dorn (CE) conquistou a medalha de prata; Bilhana Plamenova Koshloukova (CE), Luiza Akemi Bidoia de Freitas (SP) e Maria Clara Fontes Silva (SE) ficaram com o bronze. A cerimônia de premiação das estudantes será nesta terça-feira (16).

Leia mais: Medalhista da OBMEP defende tese de doutorado no IMPA
Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura Porto Maravalley
OBMEP bate recorde e alcança 99,9% dos municípios do país

A vice-líder do grupo,
Vitória Aparecida Santos Ferreira (SP), aluna de doutorado do IMPA, destacou o progresso do grupo. “O Brasil voltou a ter todo o time de quatro pessoas como medalhistas! Três bronzes e uma prata. Foi uma conquista muito significativa, pois estamos rodeados por países de alto desempenho, com treinamento forte nacional e tradição na EGMO. Mostramos a força latina e seguimos entusiasmados para as demais competições. É a sétima participação do Brasil em 13 edições da EGMO e tivemos uma boa posição na somatória de pontos”, destacou a estudante, que acompanhou a delegação feminina ao lado da líder do grupo, Maria Clara Werneck. Toda a equipe também é medalhista da OBMEP. 

No ano passado, a equipe brasileira, que contou com duas das atuais participantes, Bilhana e Isabela, terminou a EGMO 2023 com duas medalhas de bronze e uma menção honrosa, na 27ª posição no ranking geral. 

Neste ano, a seleção e o treinamento da delegação brasileira foram promovidos pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM). A EGMO é uma competição de Matemática similar à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Foi criada em 2012, no Reino Unido, com o intuito de estimular a participação de meninas em olimpíadas estudantis de Matemática. O Brasil participa da competição desde 2017. Hoje, o país acumula uma medalha de ouro, cinco de prata e 17 de bronze. Este edição contou com a participação de mais de 200 estudantes de 55 países.

Leia também: Jacob Palis é homenageado com Medalha Major Eustáquio
Na Folha, Viana fala sobre os desafios do ensino superior

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.