Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações

Professor e historiador da matemática, Cleber Haubrichs dos Santos lançou nesta segunda-feira (4), no IMPA, o livro “Geometria de Situações: Problemas e teoremas aos pares no século dezenove”, que integra a coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O livro, o primeiro do autor, conta a história da geometria no século XIX e é destinado a um público amplo que engloba alunos de graduação.

“O livro requer um pouco de conhecimento, nada muito profundo, estudantes de graduação têm condições de ler. Procurei ser o mais acessível e didático possível na parte matemática. No livro, explico um tipo de geometria que se praticava no século XIX, que esteve na moda uma certa época e depois ficou de lado. Mas alguns dos teoremas dessa geometria ainda aparecem em livros didáticos por aí”, explica o autor. 

Leia mais: Prolímpico bate novo recorde de participantes
Faltam 15 dias para o fim das inscrições na 19ª OBMEP 2024
‘Matemática deve ser tratada como bem da humanidade’

Doutor pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pela Université de Lorraine (Nancy/França), Haubrichs tem uma estreita relação com o IMPA, onde concluiu seu mestrado em 2001. Atualmente, ele é professor IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e é pesquisador associado do laboratório Archives Henri Poincaré, em Nancy.

“Fiz mestrado de 1999 a 2001 aqui. Depois, comecei o doutorado e passei seis anos cotidianamente no IMPA. Aprendi muita geometria algébrica e fiz muitos amigos que são professores de matemática em diversas universidades e institutos federais pelo Brasil. Essa geometria algébrica boa que aprendi aqui me deu base suficiente para estudar a história dessa geometria no século XIX”, concluiu.

No IMPA, Haubrichs fez uma apresentação do livro que está à venda no site da SBM.  Ele ainda  participou de uma tarde de autógrafos. No evento, a Sociedade Brasileira de Matemática e a Sociedade Brasileira de História da Matemática assinaram um acordo de reciprocidade entre as duas instituições. 

“É muito importante que levemos para os estudantes a história da matemática. Quantos estudantes passam pela graduação e não estudam nada sobre a história da matemática? Então acho muito importante conhecer mais essa história, principalmente, a brasileira. É uma conexão importantíssima”, avaliou Jaqueline Mesquita.

Leia também: Folha: Heisenberg, Bohr e Einstein, confronto de gigantes
Junte-se a nós no Dia Internacional da Matemática

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.