Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Curso de Verão atrai quase 60 alunos estrangeiros

Foi um estudante brasileiro em Moscou que contou para Nuraddin Adigozalov sobre o IMPA, um instituto de matemática de prestígio mundial, no Rio de Janeiro. Não demorou muito tempo para o jovem nascido no Azerbaijão desembarcar na cidade. 

Nuraddin é um dos 57 estudantes internacionais que estão presentes no Curso de Verão 2024, que começou em 2 de janeiro e vai até 3 de março.

Os professores e os alunos são motivados. Há um ambiente de aprendizado maravilhoso aqui, as pessoas do instituto são muito hospitaleiras e gentis. Para mim, um estudante do Azerbaijão, um país muito distante, isso é muito importante”, disse.

E depois de finalizar o Curso de Verão, Nuraddin seguirá no IMPA no Programa de Mestrado em Matemática Aplicada. Ele aproveita essa etapa do Verão para conhecer melhor o instituto e  se adaptar ao Rio de Janeiro, uma cidade que ele descreve como “grande e desafiadora”.

Da Turquia para os corredores do IMPA ou quase isso. Narcicegi Kiran é doutoranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC/USP) e está no Brasil desde o final de 2022.

Leia mais: Folha: ‘A matemática descobriu a antimatéria’
O Globo destaca currículo inovador do IMPA Tech
IMPA abre processo seletivo para vaga de analista administrativo

Antes mesmo de pisar no país já conhecia o IMPA. “Graças a sua reputação internacional, especialmente em sistemas dinâmicos, eu já planejava uma visita ao instituto”, contou Narcicegi.

A jovem revelou que mesmo estudando na USP, ainda enfrenta barreiras com o idioma. “Queria fazer parte do IMPA por um tempo, sendo assim o Curso de Verão que é bastante intensivo foi uma excelente oportunidade para conhecer ”.

O prestígio internacional do IMPA, especialmente na área de sistemas dinâmicos, também atraiu o argelino Hamza Ousneli. Cursando o doutorado no International Centre for Theoretical Physics (ICTP), soube do programa de verão do IMPA pelo seu supervisor. 

“Eu descreveria o IMPA como um ótimo lugar para fazer matemática. Há uma atmosfera muito dinâmica, cheia de matemáticos entusiasmados e dispostos a compartilhar seu tempo explicando, discutindo problemas de matemática, o que é bastante estimulante!”, disse Hamza.

Para o doutorando, o Curso de Verão oferece uma valiosa oportunidade de reunir pessoas com importantes contribuições e conhecimento. 

Leia mais: IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 22 de fevereiro
Estão abertas as inscrições para a 19ª OBMEP 2024
Folheações Holomorfas é tema de tese de Mateus Figueira

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.