Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

CBM debate carreira e saúde mental no mundo acadêmico

Como podemos ser melhores educadores? Como preparar os alunos para a realidade da pós-graduação e do mercado de trabalho? Como está a saúde mental no mundo acadêmico? Para debater essas e outras questões, o coordenador Rodrigo Bissacot (USP) reuniu Damião Araújo (UFPB), Mateus Sousa (Basque Center for Applied Mathematics), Sylvia Ferreira (UFRPE) e Rayssa Caju (Universidad do Chile) para a sessão “Perspectivas da juventude matemática brasileira: uma mesa redonda voltada aos professores e gestores de graduação e pós-graduação em matemática no país”.

Na preparação para a mesa, os palestrantes fizeram uma pesquisa de opinião com estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores em junho de 2023. Foram 291 respostas, sendo 70% de homens e 30% de mulheres. 

Leia mais: Palestras com Sarig e Fernandes marcam 4º dia do CBM
Palestra sobre Teorema de Ramsey arranca elogios
Nova diretoria da SBM é apresentada no 34º CBM

Entre os destaques apresentados estão: 

  • 61% acreditam que a carreira acadêmica impacta a saúde mental de maneira negativa.

  • 54,6% estão satisfeita com o orientador e o aponta como a figura mais importante da sua formação.

  • 46,5% não sabiam que a Capes e o CNPq oferecem licença maternidade de 4 meses. 

  • 69% concordam que os programas não oferecem ferramentas para o mercado de trabalho não acadêmico.

Outros pontos abordados na pesquisa foram o intercâmbio internacional, estrutura dos cursos de pós-graduação e concursos públicos. “O cenário atual é de competitividade e de falta de oportunidade. Para fazer um concurso público é necessário um investimento financeiro alto, além de tempo e dedicação. […] Hoje, muitos vão buscar oportunidade no exterior, que causa essa fuga de cérebros que estamos vivendo”, comentou Rayssa Caju ao apresentar os dados.

A falta de acolhimento dos espaços científicos em relação à parentalidade, especialmente para as mulheres, foi outro tema citado. Mateus Souza ressaltou que foi uma surpresa o resultado da pesquisa apontar que “quase 50% dos entrevistados não sabiam da existência de licença maternidade na Capes e no CNPq”.

Último evento da programação de quinta-feira (27) do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, a mesa atraiu jovens estudantes que compartilharam dúvidas e experiências.

Coordenada por Bissacot, a mesa foi organizada em parceria com a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e com o INCTMat (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática).

Leia também: Alunos da OBMEP fazem imersão na matemática em Natal
‘É uma honra voltar ao CBM como palestrante’, diz Laura

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.