Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Olimpíada Mirim-OBMEP tem 4,2 milhões de estudantes inscritos

A 2ª Olimpíada Mirim-OBMEP cresceu neste ano! Realizada pelo IIMPA, a competição científica vai contar com a participação de 4,2 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  O número é 55% maior do que o registrado no ano passado, quando 2,7 milhões de alunos (as) realizaram a 1ª fase da competição. Ao todo, 29.657 mil escolas participarão da olimpíada – 27.937 mil públicas e 1.720 privadas. 

Para o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, os números são motivo de comemoração. 

“A Olimpíada-Mirim passou a marca dos 4 milhões de inscritos superando nossas expectativas. Um aumento de mais de 50% de uma edição para a outra. Esperamos continuar neste rumo ascendente e encontrar novos parceiros para crescer ainda mais.”

Leia mais: Maior evento da matemática brasileira começa dia 24 no Rio
Inteligência artificial ajuda a criar índice de livros do 34º CBM
Pesquisadores do IMPA recebem Ordem do Mérito Científico

Inspirada na OBMEP, a Olimpíada-Mirim tem como objetivo transformar a relação das crianças com a disciplina através de propostas lúdicas e criativas e envolver os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental no ensino diferenciado da matemática. 

Datas das provas

A Olimpíada Mirim-OBMEP será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 28 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também composta de quinze questões objetivas.

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis  Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Para celebrar o desempenho dos alunos, a Olimpíada Mirim vai disponibilizar certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. 

A competição científica mirim é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia também: Brasil leva 6 medalhas e é o 16° em Olimpíada Internacional
OBMEP reúne 160 alunos para estudar Matemática no RN

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.