Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Carolina Araujo é diplomada como membro titular da ABC

 

A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi diplomada, na noite desta quarta-feira (11), como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia ocorreu durante a Sessão Solene da Reunião Magna da ABC, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Aplaudida, Carolina recebeu o diploma da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

“É uma grande honra, uma grande alegria, estou muito emocionada. É um momento muito importante da minha vida e da carreira, uma noite muito especial. Espero poder contribuir, de fato, para a ABC e para a ciência brasileira”, afirmou a pesquisadora.

Leia mais: Plantio de 5.529 mudas no novo campus do IMPA completa 1 ano
Na Folha, Viana fala sobre a obra Moby Dick e a matemática
Imprensa destaca avanço do IMPA em Teorema de Ramsey

Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação profissional. Atualmente, o quadro da instituição conta com 188 mulheres. Ao todo, 18 pesquisadores do IMPA integram a ABC.

Presente no evento, o diretor-geral do IMPA e membro da Academia, Marcelo Viana, destacou a importância da eleição. “É uma enorme satisfação e um orgulho ver nossa pesquisadora Carolina Araujo sendo distinguida no mais alto nível da comunidade científica brasileira com eleição para nossa Academia de Ciências, uma distinção que faz justiça a trajetória da Carolina e que honra o IMPA.”

Pesquisadora do instituto desde 2006, Carolina é especialista em geometria algébrica complexa e foi laureada com premiações por sua contribuição para a área, sendo a primeira brasileira a receber o Prêmio Ramanujan Prize (2020).

Ganhadora do Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência (2008), a carioca possui graduação em matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e doutorado em Princeton, Nova Jersey (EUA). Sua trajetória acadêmica lhe rendeu honrarias como o Liftoff Fellow, do Clay Mathematics Institute (2004) e o ICTP Simons Associateship (2015-2020).

A pesquisadora possui ainda forte atuação na discussão de gênero na matemática, que historicamente tem baixa representatividade feminina. Ela integrou o comitê organizador do World Meeting for Women in Mathematics (WM)², evento satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), realizado no Rio de Janeiro em 2018. Também coordenou a comissão organizadora do primeiro Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, no IMPA, e participou de uma mesa redonda na segunda edição do evento.

No evento, a presidente da ABC, Helena Nader, destacou a importância do trabalho da academia. “Estamos orgulhosos de tê-los como parte da ABC, de podermos contar com vocês [pesquisadores diplomados] para continuar a mostrar o valor da ciência nas resposta aos desafios da sociedade contemporânea.” 

Sessão Solene da Reunião Magna da ABC

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) com a Marinha do Brasil, também foi entregue durante a Reunião Magna. Neste ano, o vencedor foi o epidemiologista Cesar Gomes Victora, membro titular da ABC desde 2006. Trata-se de um dos maiores reconhecimentos a pesquisadores e pesquisadoras do país, sendo concedido anualmente.

Cesar possui mais de 700 publicações científicas, tendo entre seus principais trabalhos a descoberta da importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde da criança e a construção de curvas de crescimento infantil, que foram adotadas em mais de 140 países nas últimas décadas. O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas integra o Conselho Científico da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o ano passado e é um dos líderes do Centro Internacional de Equidade em Saúde (International Center for Equity in Health).

Leia também: IMPA Portas Abertas acontece em 13 de junho e 20 de setembro
Meninas Olímpicas do IMPA participam de atividades lúdicas

 

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.