Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Stone traz jovens talentos da matemática ao IMPA

Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Cecília Mileski foi uma das 12 jovens que visitaram o IMPA, na última quinta-feira (12), durante a programação da “Semana Potencializa”, promovida pela empresa de pagamentos Stone para jovens talentosos da área de exatas.

Medalhista de ouro da 16ª e 17ª OBMEP, Mileski conta que está decidida a cursar uma graduação que “tenha muita matemática”. A visita ao IMPA foi o primeiro contato da jovem com o trabalho de pesquisadores da área. 

Leia mais: Aluno de Cipotânea (MG) conquista 1º ouro da cidade
TV Globo destaca viagem de medalhistas à Disney e à Nasa
Na Folha, Viana fala sobre a conjectura da sensibilidade

“O IMPA é muito bonito, ainda mais porque qualquer lugar que você olha tem natureza! Conhecemos a biblioteca e também a pesquisa de alguns alunos no Centro Pi. Foi muito legal, porque pude ver a matemática sendo feita na prática”, comentou Cecília, que também conquistou um bronze na OBM.

No instituto, eles foram recebidos pelo diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, que comentou a importância da olimpíada na identificação de novos talentos, e pelo pesquisador Lucas Nissenbaum, que mostrou os trabalhos realizados no Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

Centro Pi foi um dos locais visitados

Encantados com a tranquilidade e natureza que cercam o instituto, o grupo também explorou a biblioteca do IMPA, que tem o maior acervo de livros e periódicos matemáticos da América Latina, o salão de leitura e os gabinetes de pesquisadores.

Estudantes conheceram espaços e pesquisadores do IMPA

O projeto selecionou jovens de todo o Brasil para participarem de uma imersão no universo do empreendedorismo, da tecnologia e inovação. O grupo visitou laboratórios na cidade do Rio, participou de rodas de conversa com especialistas e empreendedores, realizou atividades práticas e solucionou desafios. Além disso, os estudantes receberam mentorias individuais.

Os alunos visitaram ainda a PUC – Rio, o Museu do Amanhã e o Cristo Redentor. Ao todo, participaram sete medalhistas da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), três da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática)  e dois do Instituto Alpha Lumen.

Leia também: Confira as oportunidades de trabalho no IMPA
Nina da Hora e Julia Jaccoud integram Programa de Verão

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.