Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Retrospectiva 2022: medalhas, empreendimentos e inovação

No ano em que o IMPA completou 70 anos, há muito o que comemorar no cenário da matemática. A excelência do ensino e pesquisa da instituição caminham lado a lado com a expansão e inovação que o IMPA planeja para o seu futuro. Na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e no cenário nacional também tivemos muitas conquistas. Separamos cinco notícias para você relembrar. Confira!

Olimpíada Mirim – OBMEP

Foto: Alexandre Campbell | Divulgação OBMEP

O lançamento da 1ª Olimpíada Mirim – OBMEP, voltada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, inaugurou a primeira competição científica nacional para alunos tão jovens no Brasil. Mais de 19 mil escolas públicas inscreveram 2,7 milhões de participantes na iniciativa. Com a introdução de aspectos criativos e lúdicos no ensino da matemática, o objetivo é transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais.

Leia mais: Ouro da Casa: IMPA homenageia funcionários por contribuição
IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields

IMPA Tech

Outra importante novidade é a criação do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do IMPA, lançado em parceria com a Prefeitura do Rio. A graduação será abrigada no Porto Maravalley (Pomar) – um empreendimento localizado na região Portuária da capital fluminense, que também contará com startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. O bacharelado será inteiramente gratuito e terá duração de quatro anos. A seleção dos alunos ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP.

Cerimônia de premiação da 15ª OBMEP

Realizada pelo IMPA desde 2005, a OBMEP premiou mais de 500 jovens com as tão esperadas medalhas de ouro durante a cerimônia nacional da 15ª edição, realizada em 2019. Em Salvador (BA), a solenidade celebrou a vitória dos mais bem colocados da olimpíada, que teve mais de 18 milhões de participantes. Dos 579 medalhistas de ouro, 443 compareceram à cerimônia. Todos foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 100 do CNPq.

Resultado histórico na IMO

Olavo Paschoal Longo (SP); Marcelo Lage (MG); Rodrigo Porto (RJ); Eduardo Nascimento (GO); Gabriel Cruz Torkomian (SP) e João Pedro Costa (CE).| Foto: OBM

Neste ano de muitas conquistas, o Brasil alcançou um resultado histórico na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada em Oslo, na Noruega. O time selecionado para representar o país na maior competição matemática a nível estudantil levou, pela primeira vez, duas medalhas de ouro em uma mesma edição da olimpíada. O país também conquistou uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. O resultado confere ao Brasil a 19ª posição no ranking geral de países desta edição. 

Meninas Olímpicas do IMPA 

Meninas foram premiadas no Hackathon Meninas Normalistas, promovido pelo Museu da Ciência e Vida

O IMPA promoveu, este ano, a segunda edição do projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI), que estimula a participação de meninas entre 14 e 17 anos em olimpíadas no campo das exatas, com o objetivo de aumentar a presença feminina em áreas como matemática, computação e engenharia. A iniciativa dobrou o número de escolas participantes, convidando 10 instituições para as atividades que abordam diretamente a representatividade feminina na ciência. A vitória das alunas no Hackathon Meninas Normalistas, promovido pelo Museu da Ciência e Vida, em Duque de Caxias, é uma das recentes conquistas do projeto. As aulas de robótica do MOI foram o pontapé para que as jovens construíssem o Bimô, um robô que ajuda crianças a aprenderem sobre adição.

Leia também:OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)
‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.