Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos

Em 15 de outubro de 2022 o IMPA chegou aos 70 anos, mas as celebrações pela data começaram no início do ano com atividades de resgate da memória e homenagens ao corpo científico e de funcionários da casa. Para marcar o septuagenário, o IMPA fez uma série de ações comemorativas, em diferentes formatos — reportagens, vídeos, lives, eventos, posts, quizzes e enquetes.

Durante o lançamento da série comemorativa, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre a importância de celebrar a história sem deixar de olhar para frente. “A comemoração está voltada muito mais para o futuro do que para o passado. Queremos utilizar este momento para refletir sobre os rumos do instituto e nossos projetos para o futuro”, comentou.

Leia mais: Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields
OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)
‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA

Para inaugurar as comemorações, a live “IMPA 70 anos: passado, presente e futuro”, em janeiro, que teve a presença de Viana, Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, e dos pesquisadores do instituto Artur Avila e Carolina Araujo. Já em abril, foi realizada a live “IMPA 70 anos: conheça a nossa pós-graduação”, que teve a participação de alunos do instituto e do pesquisador Henrique Bursztyn, gerente do Ensino.

Cada mês teve um tema principal, definido a partir dos marcos temporais da instituição. A programação relembrou pontos importantes, como a fundação do instituto, a internacionalização, a conquista da medalha Fields, o Biênio da Matemática e a promoção do Brasil Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU).

As atividades desenvolvidas pelos laboratórios do instituto e a formação e pesquisa também foram destacadas, assim como a importância da OBMEP na descoberta de novos talentos. Além disso, foram abordados os próximos movimentos do instituto, como o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação), criado para ampliar as parcerias com o setor produtivo, o novo campus e a ampliação da OBMEP.

Tudo isso está imortalizado no corredor da administração do IMPA, que ganhou um colorido diferente na semana de comemoração dos 70 anos. Agora, quem caminha em direção à diretoria pode conferir a linha do tempo que mostra marcos temporais.

Linha do tempo do IMPA mostra marcos da história do instituto

Entrevistas especiais com Lindolpho Carvalho Dias, ex-diretor do IMPA, e com Étienne Ghys, pesquisador honorário do IMPA e secretário perpétuo da Académie des Sciences, na França, também fizeram parte da programação. As conversas conduzidas por Marcelo Viana lembraram histórias do instituto e marcos importantes para a matemática brasileira.

As festividades culminaram na Conferência IMPA 70 anos, realizada entre 17 e 21 de outubro de 2022, que reuniu renomados pesquisadores de todo o mundo. Entre eles, três vencedores da medalha Fields, maior honraria da matemática.

Conferência IMPA 70 anos teve grandes nomes da matemática como palestrantes

E não há como falar do sucesso do instituto sem reconhecer o trabalho daqueles que mantêm o campus em pleno funcionamento. Para homenagear os colaboradores, a série “Histórias do IMPA” mostrou as trajetórias de nove funcionários, com depoimentos em vídeo.

A comemoração do septuagenário foi destacada por grandes veículos de comunicação, como a TV Globo, o Jornal O Globo, que dedicou uma matéria de capa ao instituto, a TV Brasil, a Agência Brasil, entre outros.

O medalhista Fields Artur Avila, pesquisador do IMPA, participou da Conferência IMPA 70 anos

Leia também: ‘A OBMEP me fez perceber que eu tinha futuro’, diz medalhista
Estadão e DW Brasil vencem Prêmio IMPA de Jornalismo 2022

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.