Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Seminário debate ensino da matemática nas escolas

A matemática pode ser criativa, visual e atraente nas salas de aulas brasileiras. Para debater formas de tornar o ensino da disciplina mais acessível, será realizado, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, das 19h às 20h30, o 4º Seminário Mentalidades Matemáticas. Promovido pelo Instituto Sidarta, o evento terá participação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Gratuito e online, o encontro conta com o apoio do IMPA e é uma parceria do Instituto Sidarta com o Itaú Social. Para se inscrever, basta acessar este link. O objetivo é debater práticas e casos de sucesso do ensino da matemática em escolas do país. 

Leia mais: 200 anos de independência, matemática e história
Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a pesquisadores

Na Folha, Viana defende que a matemática ‘deve muito ao café’

Além de desenvolver o pensamento crítico e sistêmico, a matemática é fundamental para que futuros profissionais compreendam novas tecnologias – tornando-se mais preparados para o atual mercado de trabalho. 

Baseada em estudos da neurociência, o Mentalidades Matemáticas busca transformar a maneira de pensar, aprender e ensinar a disciplina. Uma das premissas do método é mostrar que o erro não somente faz parte do processo de aprendizado, mas deve ser valorizado. 

O evento também terá a participação de Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA), criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas; e de Nina da Hora, cientista da computação e influenciadora. A condução do bate-papo será feita pelo jornalista Gabriel Alves. 

“Os desafios da aprendizagem matemática no Brasil são históricos. Muitos brasileiros não possuem uma relação positiva com a matemática ou até pior, possuem um trauma em relação à disciplina. Para alterarmos os baixos níveis de proficiência, precisamos ressignificar essa relação”, afirma Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Em sua participação, Marcelo Viana vai abordar a importância da matemática para o desenvolvimento econômico dos países e falar do trabalho conduzido pelo Centro PI (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

Além das conversas com os convidados, municípios que participaram do 3º Seminário, em 2021, vão apresentar o trabalho desenvolvido e os resultados. O programa Mentalidades Matemáticas já formou 5 mil professores e atingiu mais de 1 milhão de alunos, por meio de parcerias com secretarias de Educação. 

A programação do 4º Seminário também contará com oficinas, nas quais os participantes terão contato com atividades práticas do método inovador. Ao fim do encontro, as secretarias de Educação serão convidadas a firmar uma agenda propositiva, com compromissos para transformar o ensino da matemática.

Leia também: IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo
Prêmio IMPA de Jornalismo abre inscrições

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.