Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Em resultado inédito, Brasil leva dois ouros na IMO

Equipe brasileira na IMO 2022 | Foto: OBM

O Brasil conquistou um resultado histórico na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), a maior competição matemática a nível estudantil. Pela primeira vez, o time nacional levou duas medalhas de ouro em uma mesma edição da olimpíada. O país também conquistou uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. Os resultados da IMO, realizada neste ano em Oslo, na Noruega, foram anunciados nesta quinta-feira (14). 

Os estudantes Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP) e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG), conquistaram os dois ouros da equipe. Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), levou a prata. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO), e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP). A menção honrosa ficou com João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE).

Leia mais: Cadastro aberto para Programa de Pós-Doutorado de Verão 2023
Letícia Mattos leva menção honrosa no Prêmio Gutierrez
Na Folha, Viana comenta a entrega da medalha Fields

A equipe teve como líder o professor Régis Prado Barbosa e como vice-líder Rafael Kazuhiro Miyazaki. Barbosa comentou que o resultado é reflexo de um treinamento sólido realizado com os jovens talentos da matemática. “Estamos muito felizes com o desempenho, porque conseguir dois ouros no mesmo ano significa uma mudança de nível. Isso mostra que nossa preparação deu frutos. O objetivo é voar cada vez mais alto”, disse. 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, também comemorou o resultado. “Nossos representantes na IMO 2022 e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que promove a participação do Brasil, estão de parabéns por este excelente resultado, que demonstra a força do talento matemático entre os nossos jovens!”, comentou Viana.

Os estudantes que representaram o Brasil foram selecionados a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Edmilson Luis Rodrigues Motta, coordenador acadêmico da OBM, afirma que o resultado deixou a equipe muito contente. “A cada ano, a equipe termina com uma formação ainda mais sólida. Para melhorar nossos resultados, temos importantes apoios, inclusive do IMPA e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o que nos permite manter a matemática brasileira destacada a nível mundial”, afirmou. 

A olimpíada é realizada desde 1959 e premia jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países. As equipes brasileiras já conquistaram, historicamente, o total de 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. O resultado confere ao Brasil a 19ª posição no ranking geral de países desta edição. Este ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.

Leia também: Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.