Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro

Crédito: Reinaldo Mizutani

O brasileiro Tiago Pereira da Silva foi um dos vencedores do Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022, promovido pela Fundação Alexander von Humboldt. Sediada na Alemanha, a Fundação se dedica a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo. Pereira foi reconhecido por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo.

O prêmio é nomeado em homenagem ao astrônomo e matemático alemão Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846), e entregue a acadêmicos de renome internacional em reconhecimento por suas realizações notáveis em pesquisa de diferentes áreas, como matemática, física, medicina, biologia, entre outras. Os vencedores são convidados a passar até um ano colaborando em um projeto com especialistas de sua área em uma instituição de pesquisa na Alemanha e recebem 45 mil euros.

Leia mais: Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Em coluna na Folha, Marcelo Viana fala sobre papel da ciência
Matemática ucraniana é a 2ª mulher a conquistar Fields

Pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, Pereira é o quarto brasileiro a conquistar o prêmio. Os três primeiros foram Fábio Armando Tal, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), João Marcos de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pedro Antonio Santoro Salomão, também do IME – USP.

Atualmente, o tema central de pesquisa do professor diz respeito ao comportamento coletivo em redes complexas, com ênfase em teoria de sistemas dinâmicos e teoria de matrizes aleatórias. “O prêmio Bessel tem grande prestígio e contempla todas as áreas do conhecimento, não apenas a matemática. Portanto, a concorrência é muito grande. Ser agraciado pelo prêmio mostra o destaque internacional da matemática brasileira e o nosso instituto capaz de produzir ciência de excelência competindo com os grandes centros internacionais”, comentou Tiago em matéria no site da USP – São Carlos.

Leia também: IMPA e FAPERJ promovem ciclo de palestras com cientistas
Manoel Messias incentiva alunos de escola indígena na OBMEP

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.