Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

No ICM 2022, Landim fala sobre popularização da matemática

A contagem regressiva para o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2022, principal evento mundial da matemática, já começou. E com notícias cada vez mais animadoras! A organização do evento, que acontece entre 6 e 14 de julho em São Petersburgo (Rússia), anunciou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, como palestrante do painel  “Inovação e Novas Formas de Popularização da Matemática”, que integra a seção “Educação matemática e popularização da matemática”.

Landim, que já havia estreado como palestrante do evento na edição de 2018, realizada no Rio de Janeiro pelo IMPA, vai falar sobre o papel da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) na formação de jovens da educação básica. Também participam do painel o russo Sergey Rukshin e o francês Mickaël Launay, criador do  canal de YouTube Micmaths. A conversa terá moderação de Raïssa Malu, física da República Democrática do Congo. 

Leia mais: Professora recorre à lenda do Rei Arthur para ensinar tabuada
Brasileiro de cinco anos é o mais novo a descobrir asteroide
Na Folha, Viana fala de problemas não resolvidos
 

“Pretendo descrever os enormes desafios de logística da prova e estimular países emergentes a adotarem a iniciativa. Será uma oportunidade única de falar sobre a OBMEP a toda a comunidade”, comemora o diretor-adjunto do IMPA. Para Landim, a cerimônia de premiação da OBMEP promovida durante o ICM 2018 “deu alguma visibilidade internacional à olimpíada”, e pode ter originado o convite. “A Rússia tem uma longa tradição em olimpíadas de matemática e no envolvimento de cientistas proeminentes no ensino básico. Isso explica, em parte, a qualidade da matemática do país”, acrescenta.

A seção contará com outros dois painéis: “Ciências Matemáticas para Enfrentar Desafios e Questões Sociais” e “Equilíbrio entre a Educação em sala de aula e o Ensino a Distância Online”, do qual participa o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Borba. O francês Hubert Lacoin, pesquisador do IMPA, é outro que vai representar o instituto no evento, com palestra na seção “Probabilidade”

Carioca, Claudio Landim é pesquisador do IMPA desde 1994 e diretor-adjunto do instituto desde 2008, atuando na área de probabilidade. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), conquistou o Prêmio de Matemática da Academia de Ciências do Terceiro Mundo, em 2006, e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010. Em 2019 recebeu o Science Education Prize  por suas contribuições significativas e inovadoras ao material científico educacional, como a criação do Portal da OBMEP e do Programa OBMEP na Escola. 

A última edição do ICM foi realizada no Rio de Janeiro, em 2018, e reuniu mais de 3 mil participantes de 114 países. Participantes dos cinco continentes vivenciaram no centro de convenções Riocentro uma imersão matemática que durou nove dias. A maratona científica contou com 21 apresentações plenárias, 910 palestras, 435 short communications e 475 pôsteres. A ocasião foi palco da cerimônia de entrega da Medalha Fields, a mais importante distinção da área, para os matemáticos: Caucher Birkar, Alessio Figalli, Peter Scholze e Ashkay Venkateshda.

Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922 é tema da 17ª OBMEP
Doutorando se apaixonou pela matemática na OBMEP

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.