Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Morre Heleno Bolfarine, professor do IME-USP

Heleno Bolfarine/ Reprodução: International Statistical Institute

Morreu neste sábado (26), aos 71 anos, o professor Heleno Bolfarine, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Bolfarine era um dos dos dois pesquisadores da estatística nacional na categoria 1A do CNPq, e deu importantes contribuições para o desenvolvimento da área no Brasil e na América Latina. Ao longo da sua trajetória, ele orientou 44 alunos de doutorado pela USP, que hoje atuam no Brasil, Chile, Estados Unidos, Peru, Argentina e Colômbia e fazem parte de pelo menos 26 diferentes departamentos de estatística nas principais universidades sul-americanas.

“O Heleno e eu fomos colegas no Comitê Assessor de Matemática e Estatística do CNPq, foi um prazer trabalhar com ele. A estatística brasileira acaba de ficar mais pobre, com a partida de uma de suas principais lideranças”, lamentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: IMPA abre seleção para programadores em JAVA e PHP
Villani e Hairer estão entre os plenaristas do 33º CBM
Marcelo Viana na Folha: os mistérios da tabela periódica

Graduado pela Unesp, o pesquisador se tornou mestre em estatística pela USP e doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Foi também presidente da Associação Brasileira de Estatística  entre 1996 e 1998, além de editor-chefe do “Brazilian Journal of Probability and Statistics” e editor associado do “Journal of Statistical Planning and Inference”. Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Bolfarine conquistou o Prêmio Jabuti 2006 na categoria de ciências exatas com o livro “Elementos de Amostragem”, publicado pela editora Edgard Blucher. Também venceu o  prêmio ABE 2012, concedido pela Associação Brasileira de Estatística.

Em 2021, o pesquisador foi agraciado com o Prêmio Internacional Mahalanobis, um dos mais tradicionais em estatística, por suas contribuições de pesquisa e liderança acadêmica e a capacitação que desempenhou por meio do ensino e orientação de diferentes gerações de estatísticos na América Latina. Ele se tornou um dos três brasileiros a conquistar a distinção. Bolfarine será homenageado de forma póstuma pelo prêmio durante o 63º Congresso Mundial de Estatística do International Statistical Institute (ISI), em julho deste ano.

Leia também: Pedro Borges aplica a ‘mágica’ da matemática à alta tecnologia
Simpósio virtual sobre sistema político começa na semana que vem

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.