Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Marcelo Viana na Folha: para que serve a lei de Benford?

Crédito: Freepix

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S.Paulo

Um leitor gentilmente me enviou estudo de 2011 em que a lei de Benford, aplicada aos dados econômicos dos países da União Europeia, levantou suspeitas de manipulação dos dados da Grécia, a qual foi depois confirmada oficialmente.

A lei, descoberta por S. Newcomb em 1881 e F. Benford em 1937, afirma que nos mais diversos tipos de dados a chance de que o dígito inicial (o da esquerda) seja d é dada pelo logaritmo decimal de (1+1/d). Essa chance diminui quando o dígito aumenta: para d=1 dá 30,1% mas para d=9 é apenas 4,6%.

Leia mais: RJTV e O Globo destacam construção do campus do IMPA
Wagner Victer defende campus sustentável do IMPA em artigo
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Alex Sandro Santos

Não sabemos bem por que essa lei funciona, mas ela é uma ferramenta útil para detectar todo tipo de fraude, não só contábil. É usada, por exemplo, para auditar dados apresentados em artigos científicos: em artigos genuínos, as informações seguem a lei de Benford, mas não em trabalhos “fabricados”.

A aderência à lei deve valer qualquer que seja a unidade utilizada (polegada, metro ou ano-luz, por exemplo), embora os números mudem muito conforme a unidade. Isso significa que ainda que a “fabricação” seja perfeita na unidade usada no artigo, ela ainda pode ser identificada apenas trocando a unidade.

Outra propriedade que torna difícil enganar a lei de Benford é que vale em qualquer base de numeração: se trocarmos 10 por outra base, b, a chance de que o “dígito” inicial seja d é dada pelo logaritmo de (1+1/d) nessa base b.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Maria Eulália Vares conquista medalha Willem van Zwet
IMPA abre seleção para cargo de analista administrativo

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.