Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Shangjie Yang defende tese mirando no pós-doutorado

Observar o tempo necessário para que fenômenos aconteçam pode ser uma atividade com ares filosóficos. Mas no caso de Shangjie Yang, a tarefa é majoritariamente matemática. Doutorando pelo IMPA, o chinês defende a tese “Tempo de Mistura para Modelos de Interface e Sistemas de Partículas” na quinta-feira (29), com orientação de Hubert Lacoin. A partir das 9h, haverá transmissão pelo YouTube do IMPA

No trabalho, o modelo de interface analisado é o de fixação do polímero interagindo com uma linha defeituosa impenetrável. E na fase repulsiva, Yang mostra que a distância de variação total ao equilíbrio despenca de um para zero. O segundo modelo de interface é uma variante do modelo de fixação de polímero, também sujeito a outra força externa, puxando a interface para longe da linha defeituosa. 

Leia mais:  No YouTube, André Nachbin lança série sobre ondas
No Blog de O Globo, os desafios do ensino da matemática
Daniel López defende tese sobre monodromia

A tese aborda, ainda, como acontece o processo de exclusão simples assimétrico em um ambiente aleatório, onde as taxas de salto das partículas são obtidas independentemente de uma lei comum. “Resumidamente, meu objetivo é entender quanto tempo um algoritmo aleatório (cadeia de Markov) precisa para estar perto do equilíbrio”, aponta. 

Nascido na zona rural da província de Cantão, na China, Yang veio para o Brasil em 2015 para ingressar no mestrado no IMPA. Antes de deixar o país de origem, cursou a graduação em matemática e em matemática aplicada na Universidade de Sun Yat-Sen. “Depois, fui para a Universidade de Nankai, em Tianjin, como aluno do mestrado por um ano e meio, mas não concluí.”

Já instalado no Rio de Janeiro, a parceria com o atual orientador Hubert Lacoin rendeu bons frutos. Entre os artigos, o futuro doutor destaca o trabalho “Metastability for expanding bubbles on a sticky substrate”. “Quando terminamos de resolver esse problema, fiquei tão animado, que não consegui dormir naquela noite”, confessa. Yang destaca também a publicação “Mixing time for the asymmetric simple exclusion process in a random environment”

“Lacoin tem uma boa intuição de matemática e física mecânica. Hoje, me vejo bem preparado para fazer pesquisa nessas áreas. O IMPA tem uma abertura acadêmica muito boa”, observa o futuro doutor. Em julho, a vida do matemático já vai ganhar novos ares. É quando ele começa o pós-doutorado na Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv, Israel. “Para mim, a matemática é uma maneira de descrever o mundo para entender o que ele é, como funciona. Mas ela também pode ser um jogo bem interessante”, considera.

Leia também: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Karen Carvalho
Vaga aberta para cargo de especialista de TI no IMPA

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.