Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Natal recebe medalhistas da OBM na 23ª Semana Olímpica

Natal que se prepare, porque uma turma fera nos números está chegando para agitar a capital potiguar. Entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, a 23ª Semana Olímpica vai receber medalhistas de 2019 da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) para um treinamento intensivo e para as cerimônias de premiação.

Ao todo, 133 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário vão participar do evento promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O ponto alto da Semana Olímpica é a cerimônia de premiação da OBM e da TM², na sexta-feira (31), mas até lá os estudantes vão participar de um treinamento intensivo com aulas, sessões de estudo, palestras, simulados e provas. A programação foi elaborada por uma equipe de 31 professores especialistas em matemática olímpica de todo país. 

Leia também: O mundo sob a perspectiva singular de Juan Viu Sos
Alcides Carvalho defende tese sobre geometria diferencial
Em seu sétimo país, ‘cigana’ Luna Lomonaco chega ao IMPA

É também durante a 23ª Semana Olímpica que ocorrem os primeiros testes de seleção para as competições internacionais de matemática. Na terça-feira (28), os estudantes farão o primeiro teste para formar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul, no Paraguai, e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). No mesmo dia, as alunas farão a prova que ajuda a escalar a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2020, sediada em Egmond, na Holanda. 

A EGMO foi a inspiração para a criação do Torneio Meninas na Matemática (TM²) que teve a primeira edição em 2019. O objetivo da competição é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e desenvolver um ambiente estimulante para que as alunas se interessem pela disciplina.

A 23ª Semana Olímpica em Natal conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e patrocínio da fintech de serviços financeiros, Stone.

Leia também: A luz é feita de quê? Confira na coluna de Viana, na Folha
Medalhista da OBMEP participa de ‘Encontro com Fátima’

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.