Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Grupo brasileiro embarca para a disputa da IMO

A equipe que representará o Brasil na 60ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) embarca neste sábado (13) para a Inglaterra. A cerimônia de abertura reunirá estudantes de mais de cem países nesta segunda-feira (15) no Forum Theatre, na cidade de Bath.

O time do Brasil é formado por Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Felipe Chen Wu, do Rio de Janeiro (RJ); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP); e Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO). 

Leia também: Na Folha, os primórdios da informática da Holanda
Milton Jara, o físico chileno que ‘virou’ matemático brasileiro
Evento no IMPA debate participação feminina na Ciência

“Tivemos um treinamento final nas duas semanas passadas. Senti que toda a equipe estava muito concentrada para a competição. Acredito que podemos ir muito bem”, disse Sponchiado, medalhista de ouro na IMO 2018.

Cabral e Trevizan também obtiveram sucesso na última edição da olimpíada, conquistando dois bronzes para o Brasil.
Premiados na OBM 2018, os estudantes foram selecionados após uma bateria de quatro provas seletivas. Eles são liderados pelos professores Edmilson Rodrigues Motta e Carlos Yuzo Shine, ambos de São Paulo (SP).

“Temos uma equipe forte. O processo de seleção exige muita consistência dos alunos. Eles se prepararam muito, com treinamentos que incluíram aulas, simulados, resolução de exercícios e troca de experiências”, apontou Shine.

A cerimônia de encerramento da IMO 2019 acontecerá em 21 de julho. Veja a programação completa aqui

Brasil na IMO

O Brasil participou da IMO pela primeira vez em 1979. Desde então, obteve 130 medalhas, o que o torna o país latino-americano mais premiado da competição. No ano passado, a equipe brasileira ganhou cinco medalhas – um ouro e quatro bronzes.

Em 2017, foi organizada, no Rio de Janeiro (RJ), a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), com recorde de participantes, totalizando 623 estudantes de 111 países.

Leia também: Meeting Brazil-France renova parceria entre os dois países
Rafael Ponte defende tese na área de Geometria Diferencial

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.