Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Prêmio Respostas para o Amanhã abre inscrições

Com as inscrições abertas até 17 de junho, o Prêmio Respostas para o Amanhã traz uma novidade nesta 6ª edição: a adoção da abordagem STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O prêmio visa estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. É uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio da Unesco.

Leia também: OBMEP 2019 bate recorde de escolas e municípios inscritos
Blog Ciência & Matemática: por que é boa ideia ser matemático?
Miguel Ibieta defende tese sobre subvariedades Euclidianas

Na abordagem STEM, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

 A novidade visa despertar o interesse dos alunos por essas áreas do conhecimento, assim como estimular a escolha de carreiras científicas e tecnológicas.

Os projetos, desenvolvidos por equipes de cinco a 15 estudantes, devem ser orientados por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. Além disso, para fortalecer a interdisciplinaridade, até dois professores parceiros de outras áreas do conhecimento podem participar.

 Cada aluno das três equipes vencedoras, em nível nacional, será contemplado com produtos Samsung: smartphone (1º lugar), notebook (2º) e tablet (3º). 

Professores e escolas também serão premiados. Os orientadores dos 20 projetos semifinalistas receberão um tablet, enquanto as instituições de ensino dos dez projetos finalistas ganharão uma TV de 55 polegadas e um notebook.

O prêmio disponibiliza aos professores e estudantes conteúdos para subsidiar o desenvolvimento das propostas e enriquecer ainda mais os projetos. Além disso, haverá a continuidade do Curso Aprender por Projeto para educadores, desvinculado da participação na 6ª edição, oferecido gratuitamente e com certificação ao final.

Realizado desde 2014 em países da América Latina, no Brasil o concurso já mobilizou ao menos 153 mil estudantes e 10.200 professores de cerca de 4.120 escolas.  

Leia também: Marcelo Viana vence Prêmio CBMM de Ciência
Marcelo Viana faz palestra no Maths Day for Development

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.