Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Versão em português do Youcubed estimula a Matemática

Formar e incentivar professores são a missão do Youcubed – Matemática Aberta, Visual e Criativa, plataforma digital desenvolvida pela matemática inglesa Jo Boaler com o objetivo de promover a reforma da educação matemática. A boa notícia é que o Youcubed, que conta com mais de 30 milhões de acessos em todo o mundo, acaba de ser lançado em português graças ao Instituto Sidarta e à Fundação Itaú Social.

A plataforma disponibiliza conteúdo gratuito — atividades, jogos, aplicativos e videoaulas — de estímulo à Matemática criativa. As peças foram desenvolvidas pela Universidade Stanford (EUA) com base no livro “Mentalidades Matemáticas”, de Boaler.

Leia também: Matemática no Brasil em 2018: veja as 5 principais notícias
Marcelo Viana participa das posses no MEC e no MCTIC
Matemática perde Bourgain, Swinnerton-Dyer e Stein

A proposta é que o aprendizado da matéria, de modo prático e acessível, resulte em um maior engajamento e no melhor aproveitamento pelos alunos. Para isso, o Youcubed oferece aos professores acesso a pesquisas e métodos recentes de ensino.

Os criadores da plataforma defendem que tornar a Matemática criativa pode reaproximar os alunos de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e reduzir as repetências e disparidades na disciplina, além de estimular os professores. Assim, os estudantes, independentemente da raça e do gênero, poderão melhorar o desempenho na Matemática.

Os resultados do Youcubed impressionam. Acessado em cerca de 140 países, já impactou 230 mil alunos e melhorou em 50% o desempenho deles em provas e exames de Matemática. Também é responsável pelo aumento significativo do engajamento dos jovens com a disciplina, melhorando as médias de notas também em ciência, língua inglesa e literatura.

Quem é Jo Boaler?
Boaler é professora de Educação Matemática na Universidade Stanford e diretora acadêmica do Youcubed. Autora do primeiro Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de ensino e aprendizado de Matemática, ela foi premiada com excelência pela Fundação Marie Curie (França).

Além de ter atuado como professora de Matemática em escolas secundárias londrinas e pesquisadora na King’s College (Londres), também é autora de nove livros, incluindo o best-seller “Mentalidades Matemáticas – estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador”.

Leia também: Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
Medalha na OBMEP ou OBM pode valer vaga na Unicamp
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.