Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Marcelo Viana participa das posses no MEC e no MCTIC

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou, nesta terça-feira (2), das cerimônias de transmissão de cargos no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Pela manhã, Viana acompanhou a posse do astronauta Marcos Pontes no MCTIC, em solenidade no Auditório Renato Archer, em Brasília (DF). Ao assumir o cargo de ministro, Pontes anunciou que haverá na pasta, em parceria co m o MEC, uma secretaria destinada a incentivar a dedicação à pesquisa científica pelos alunos do ensino médio. O propósito é motivá-los a seguir carreiras vinculadas às ciências.

Leia também: Matemática perde Bourgain, Swinnerton-Dyer e Stein
Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
Professor de Matemática vence Prêmio VEJA-SE em Educação

O ministro falou da intenção de tornar o Brasil mais atraente aos pesquisadores, para evitar que busquem oportunidades melhores no exterior. A aposta dele é na formulação de estratégias de estímulo ao financiamento de projetos de inovações científicas pelo setor privado.
“Temos a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] para apoiar as inovações, mas a gente precisa da participação do setor privado. Mas como a gente vai trazer o setor privado para participar mais? Através de programas que a gente possa fazer em parceria. Existem vários modelos”, disse.
O diretor-geral demonstrou otimismo com o apoio do novo governo ao IMPA. “Estou certo de seguir contando com total apoio do MCTIC e do MEC para que o IMPA seja cada vez mais uma instituição de referência na ciência e educação no Brasil e no mundo, aliando a excelência acadêmica à contribuição ativa para o desenvolvimento social e econômico do nosso país”, afirmou Vianna.

Marcos Pontes
Conhecido como primeiro e único astronauta brasileiro, Marcos Pontes, de 55 anos, é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, na Califórnia (EUA).
Por mais de 30 anos, ele atuou como aviador, piloto de caça e oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), com trabalhos nas áreas de gerenciamento de riscos e segurança operacional. É tenente-coronel da reserva da Aeronáutica.

Novo ministro da Educação

À tarde, Marcelo Viana acompanhou a transmissão de cargo do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que aconteceu no auditório do MEC, em Brasília.
Rodríguez destacou no discurso de posse suas diretrizes à frente da pasta. A prioridade será a educação básica, com o desenvolvimento de políticas de combate ao analfabetismo, anunciou ele.
O novo ministro ressaltou que sua gestão focará em setores educacionais essenciais ao desenvolvimento do Brasil, como o ensino profissional tecnológico, as pesquisas científicas e de extensão e a inovação tecnológica em escolas e universidades.
“Daremos atenção especial, também, aos fundos de investimento em educação e ao ensino privado, para fortalecer a qualidade dos cursos oferecidos”, disse.

Ricardo Vélez Rodríguez
Colombiano naturalizado brasileiro, Ricardo Vélez Rodríguez é graduado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana e em Teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá. Ambas as instituições educacionais universitárias ficam na Colômbia.
O novo ministro é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF), no Rio.
Rodríguez, de 75 anos, lecionou em universidades brasileiras e estrangeiras e é professor-emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

Leia também: “Journeys of women in mathematics” tem nova versão
Medalha na OBMEP ou OBM pode valer vaga na Unicamp
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.