Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Workshop ajuda jovens matemáticos a planejar carreira

Organizado pelos pesquisadores Emanuel Carneiro e Roberto Imbuzeiro, o workshop “Perspectivas para jovens matemáticos” tem o objetivo de ajudar os estudantes a planejar suas carreiras em pesquisa desde a pós-graduação até as etapas posteriores.

Carneiro conta que o projeto era apenas para os alunos do IMPA, mas foi ganhando espaço, gerando interesse e vai ser transmitido ao vivo no YouTube do instituto. “Acho bacana que as pessoas tenham se interessado. A ideia deste evento é mostrar aos alunos um pouco da perspectiva da carreira de um matemático nos primeiros anos de formado”, ressalta.

Leia também:  IMPA abre inscrições para bolsas no Curso de Verão 2019

Matemático transforma ensino em unidade socioeducativa

Brasil conquista quatro medalhas na Cone Sul

Imbuzeiro afirma que a principal mensagem deste workshop é deixar claro aos alunos que a carreira em pesquisa já começou.

“O estudante entra no doutorado pensando com a mesma mentalidade de um programa acadêmico qualquer: ter certos objetivos a cumprir até submeter a tese para ser aprovada e ele ganhar o grau. Mas, na verdade, nesse período ele já deve agir como pesquisador”.

Acabei o doutorado. E agora o que faço da minha vida?

No evento, os participantes vão receber informações e conselhos sobre o doutorado, além de sugestões para candidaturas a pós-docs e submissões de projetos. Eles também vão acompanhar uma mesa redonda com os pesquisadores André Nachbin, Augusto Teixeira, Eduardo Esteves (IMPA) e Cecília Salgado (UFRJ).

Para Emanuel Carneiro, este encontro tem como objetivo “abrir a cabeça dos estudantes” em um momento em que ficam imersos em seus doutorados, sem pensar no que vem depois disso.

“Queremos mostrar as possibilidades e os desafios que vêm pela frente, apresentando a dinâmica a carreira científica em matemática aqui no Brasil e no mundo, para não serem pegos de surpresa quando acabar o doutorado”.

Imbuzeiro reforça esta ideia, pois entende que é durante o doutorado que o aluno deve fazer pesquisa, buscar oportunidade de se desenvolver e trilhar novos caminhos. “O doutorado é importante porque é a oportunidade de aprender a fazer isso num ambiente controlado, com a ajuda do orientador e dos colegas, mas é fundamental da vida profissional”, conclui.

O workshop “Perspectivas para jovens matemáticos” será realizado nesta sexta-feira (31), no Auditório do IMPA Ricardo Mañé, às 13h30.

Confira a programação completa aqui.

Leia também: Sete ouros na OBMEP, Luize criou o Matemática para Garotas 

Nicolas Bourbaki, o matemático que não existiu              

Plinio Murillo recebe Prêmio Gutierrez de melhor tese

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.