Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

“Frontman” da matemática, Cédric Villani dá autógrafos

Bastou Cédric Villani despontar no portão do Pavilhão 2 do Riocentro para que uma extensa fila se formasse no estande do IMPA nesta terça-feira (7). Todos queriam um autógrafo, uma foto e dois dedos de prosa com o matemático pop, vencedor da Medalha Fields em 2010. Villani fez jus ao apelido e recebeu atenciosamente cada visitante que o prestigiou na sessão de autógrafos do ICM 2018.

“Em Matemática, você está, na maior parte do tempo, sozinho. O que eu mais gosto em sessões como essa é encontrar pessoas tão diferentes, de diversos lugares e idades”, comentou o francês, eleito deputado no ano passado pelo partido do presidente Emmanuel Macron.

Leia também: ‘Em questões além da intuição, deixe a Matemática falar’

Professores trocam experiências de popularização da Matemática

Cédric Villani: ‘O que há de tão atraente na Matemática?’

Como de costume, seu terno elegante, adornado com laço de seda e o peculiar broche de aranha, atraía as atenções. Volta e meia um dos adolescentes de escolas públicas do Rio de Janeiro, convidados à palestra aberta do japonês Tadashi Tokieda, perguntava quem era Villani e, em seguida, fazia a fila crescer.

“É muito importante para abrir a cabeça e o caminho deles”, defendeu Cícero Avelino, professor do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Souza, em Niterói. Fundada há três anos, foi a primeira escola pública do Brasil com foco em ciências exatas. “Quando convivem com pessoas que mudaram suas vidas por meio da Matemática, eles percebem que a área vai muito além do que veem no dia a dia”, afirmou o docente.

É o que a voluntária Ana Silva escolheu redescobrir por toda a vida. Mestranda em Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF), ela chegou cedo para garantir o encontro com Villani. “O sonho de todo matemático é ganhar uma Medalha Fields, então é uma honra estar perto dele”, encantou-se a estudante.

O paraguaio Álvaro Barrios, intercambista de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conta que a admiração por Villani vem de longa data: “Eu não conhecia o trabalho que o levou à Fields [equações diferenciais parciais], mas já tinha visto os vídeos de todas as suas palestras na internet.”

Com personalidade única e o desenho de um Marsupilami (personagem de história em quadrinhos) ao fim de cada assinatura, o matemático pop, sem dúvidas, arrebatou mais seguidores e futuros divulgadores da “poesia das ciências” nesta tarde.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.