Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Nalini Anantharaman fala sobre sistemas ergódicos

Da física à Matemática, a pesquisadora francesa Nalini Anantharaman, da Universidade de Estrasburgo, apresentou resultados de seu trabalho intitulado “Delocalization of Schrödinger eigenfunctions”, na manhã desta terça-feira hoje durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

A professora iniciou sua fala com um histórico do problema baseado na física, desde o nascimento da mecânica quântica com Planck, sob uma perspectiva matemática, passando por Einstein, que atribuiu a ele o significado da física ao introduzir a ideia de energia quântica na troca de energia entre o campo eletromagnético e a matéria. Segundo ela, apesar de uma descrição matemática do espectro dos operadores de Schrödingen associados à dinâmica ergódica clássica ainda estar em falta, muito progresso tem sido feito a respeito do tema.

Leia também: Noite de música e dança no jantar social do ICM 2018
Matemática e Ciência da Computação interligadas
Decano do ICM passeia pela história da Física Matemática

Em 2012, Anantharaman recebeu o Prêmio Henri Poincaré de física matemática, compartilhado com Freeman Dyson, Barry Simon e Sylvia Serfaty. Anantharaman foi incluída por seu trabalho em “caos quântico, sistemas dinâmicos e equação de Schrödinger, incluindo um marcante avanço no problema da ergodicidade quântica única”. Em 2010, recebeu o Prêmio Salem, concedido para trabalho associado com séries de Fourier.  Recebeu, ainda, o Prêmio Jacques Herbrand de 2011 da Académie des Sciences.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.