Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Os pais trabalham, os filhos brincam

Quando um casal é convidado para palestrar em outro país, num mesmo congresso, vem logo a pergunta:  o que fazer com as crianças? Os matemáticos Laura de Marco e Mihnea Popa não tiveram dúvidas. Trouxeram os filhos Adrian, 11, e Sarah, 7, para participar do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que acontece até a próxima quinta-feira (9), no Riocentro. Enquanto o mais velho lê, passeia pelos pavilhões e explora as exposições que vão de robótica a artes, a pequena aproveita o serviço de Day Care, feito em parceria com a escola bilíngue Mopi.

Além de brinquedos, como escorrega e piscina de bolinhas, as monitoras organizam atividades como dança, pique-esconde e confecção de bandeiras. “Para nós não havia outra opção, senão trazer as crianças. Não é usual ter nas conferências que frequentamos um serviço como esse. Foi realmente uma mão na roda, porque ficamos mais tranquilos, e as crianças podem se divertir”, contou Laura, que pesquisa na área de sistemas dinâmicos na Universidade Northwestern (EUA).

Leia também: Chegada dos medalhistas OBMEP colore o dia de azul
Serfaty apresenta pesquisa sobre supercondutividade
Donaldson reporta avanços da geometria diferencial

Adrian disse que gostou de ficar livre para explorar novidades de robótica no pavilhão das exposições e ter tempo de ler “Projekt 1065”, de ficção histórica sobre a 2ª Guerra Mundial e um dos cinco títulos que escolheu para trazer ao Brasil. Sarah, que tem como missão, determinada pelos pais, aprender pelo menos cinco palavras em português por dia, passou a manhã desta quinta-feira (3) no espaço, com seis crianças,  uma professora e seis trainees. Uma das novas amigas de Sarah é a chinesa Fiona, de 6 anos.

Mesmo de nacionalidades diferentes, as crianças não têm dificuldade para interagir. “Eu faço gestos e os outros entendem”, disse a chinesinha. Seu pai, Xuhua He,  veio sozinho com a filha por considerar uma ótima oportunidade para apresentar a ela uma nova cultura, uma nova língua. “´É uma experiência única estar em um novo país”, disse.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.