Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

‘Figalli é um dos maiores nomes da Matemática de sua geração’

 

Com entusiasmo, o professor Luis Caffarelli, do Departamento de Matemática da Universidade do Texas, homenageou o conterrâneo Alessio Figalli, um dos vencedores da Medalha Fields. Em palestra nesta quarta-feira (1º) no Congresso Internacional de Matemáticos, Caffarelli falou sobre as contribuições de Figalli,  centradas nas análises não lineares e na geometria e motivadas pelo entendimento de diversas áreas científicas, entre as quais fluidos dinâmicos, transições de fase, estabilidade de configurações e sistemas dinâmicos.

 De acordo com Caffarelli, em todos os seus estudos, Figalli deixou uma marca de originalidade e de trabalho em profundidade. Mas são suas contribuições na área de transporte ótimo e suas relações com as chamadas equações de Monge-Ampèr que tornam mais evidentes sua originalidade, fôlego, inovação e impacto em diversas áreas.

Leia também: Medalhistas da OBMEP assistem às premiações no ICM 2018
Ali Nesin conquista prêmio Leelavati no ICM 2018
Premiados no ICM relembram sua vida com os números 

Durante a palestra, o professor tratou prioritariamente das contribuições de Figalli na teoria do transporte ótimo e suas conexões com equações diferenciais parciais, cálculo de variações, geometria e matrizes aleatórias.

“Ele é claramente uma força motriz na comunidade matemática global. As abordagens de sua pesquisa são vívidas, dinâmicas e efetivas e, sem dúvida, vão levá-lo a descobertas ainda mais impressionantes nos próximos anos. Ele está destinado a ser um dos maiores nomes da Matemática de sua geração”, concluiu Caffarelli.

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.