Este é um ambiente de STAGING. Não é o site de produção!
Voltar para notícias

Brasil convoca time para a disputa da IMO na Romênia

O time brasileiro está convocado. Embora não seja a seleção do Tite rumo à Rússia, a equipe tem seis “atletas” da Matemática prontos para representar o Brasil na disputa da 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em Cluj-Napoca, na Romênia.

Após uma série de seletivas, os estudantes que formarão a equipe brasileira são Lucas Hiroshi Hanke Harada – São Paulo (SP), Bruno Brasil Meinhart – Fortaleza (CE), Pedro Gomes Cabral – Recife (PE), Pedro Lucas Lanaro Sponchiado – São Paulo, Bernardo Peruzzo Trevizan – Canoas (RS) e André Yuji Hisatsuga – São Paulo (SP). Eles serão liderados por Antônio Caminha – Fortaleza e vice-liderados por Régis Prado – São Paulo.

Leia também: IMPA e SBM lançam prêmio nacional de Jornalismo
Matemática é tema de bate-papo nesta quarta no bar Jarbô
‘A força gravitacional não pode ser ignorada’, diz Atiyah

Os veteranos da equipe são Bruno Meinhart e André Hisatsuga, que integraram a equipe em 2017. Ambos conquistaram menção honrosa na ocasião. Os outros quatro estreiam na IMO, embora tenham experiência em outras importantes competições internacionais. Bernardo Trevizan e Pedro Cabral, por exemplo, ganharam bronze este ano na disputa da Romanian Master of Mathematics.

Brasil na IMO

Criada em 1959, a IMO é a mais antiga e prestigiada olimpíada científica para estudantes do Ensino Médio. O Brasil participa do torneio desde 1979. Ao longo destes 39 anos ganhou 125 medalhas, sendo 9 de ouro, 43 de prata e 73 de bronze, além de 32 menções honrosas.

Dois pesquisadores do IMPA ganharam medalha de ouro na IMO. O Medalha Fields Artur Avila, em 1995, e Carlos Gustavo Moreira, Gugu, em 1990.

Atualmente, mais de cem países dos cinco continentes participam da IMO. A última edição aconteceu em 2017, no Rio de Janeiro, em meio às iniciativas do Biênio da Matemática 2017-2018. Participaram do torneio 623 estudantes de 111 países. Na ocasião, a seleção brasileira conquistou duas pratas e um bronze.

Leia também: IMPA e Nova Iguaçu farão olimpíada-piloto de 4º e 5º anos
Academia Brasileira de Ciências premia Jacob Palis
Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018

 

Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.